top of page

1ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL "A DOENÇA FALCIFORME NOS PAÍSES DA CPLP"

  • aluadforg
  • 19 de jun. de 2024
  • 1 min de leitura

No dia 19 de junho de 2024, a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, foi palco da 1ª Conferência Internacional sobre a Doença Falciforme, uma iniciativa que assinalou o Dia Internacional da Anemia Falciforme.

O encontro reuniu especialistas de renome internacional, representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades dos Ministérios da Saúde dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), bem como do Brasil e de Portugal.

Entre os destaques esteve a presença da Ministra da Saúde de São Tomé e Príncipe, Ângela Costa, que participou na qualidade de Presidente em exercício da CPLP, reforçando o compromisso da organização com a cooperação em saúde pública.


A conferência foi fruto de uma parceria entre várias instituições: a Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias (APPDH – DrepaComunidade), a Associação Lusófona de Especialistas para a Doença Falciforme (ALUA), o St. Jude Children’s Research Hospital e a própria CPLP.

O evento representou um passo significativo para a partilha de conhecimento, reforço da cooperação internacional e sensibilização sobre a doença falciforme, que continua a ser um importante desafio de saúde nos países lusófonos.





bottom of page